top of page

Vigor das sementes x potencial fisiológico!

Já que falamos anteriormente sobre Sementes Salvas, que acabam perdendo muito o seu poder de germinação e vigor, nesta matéria vamos entender um pouco mais sobre o que significa vigor.

A qualidade fisiológica potencial de uma semente é determinada pela sua herança genética. Entretanto, sua qualidade real é função das condições ambientais em que foi produzida e armazenada, bem como das técnicas de produção, de colheita, de secagem e de beneficiamento envolvidas.

Lotes de sementes com potencial fisiológico elevado originam plântulas vigorosas, com desenvolvimento inicial consistente e que se estabelecem sob condições variadas de clima e solo. Assim, o estabelecimento do estande constitui plantas produtivas e com alto grau de tolerância a estresses.


"O vigor da semente pode ser entendido como o nível de energia que uma semente dispõe para realizar as tarefas do processo germinativo." (CARVALHO, 1986)


O uso de lotes de sementes de alto vigor tem como vantagens:

  • O menor consumo de sementes: lotes com alto vigor resultarão em um plantio mais assertivo, pois aumentam as chances de sucesso na emergência;

  • Facilita o estabelecimento de população adequada de plantas (atendendo às recomendações da pesquisa): sementes de alto vigor tendem a gerar melhor desenvolvimento da radícula e da plântula;

  • O desenvolvimento rápido e uniforme de plântulas: sementes com maior poder germinativo permitem que a planta esteja mais resistente ao ataque de patógenos e insetos, assim como sua capacidade de competição interespecífica (com outras espécies);

  • Maior produtividade: pois uma lavoura de qualidade começa com sementes de qualidade.

O uso de lotes de sementes constituídos por sementes de alto vigor e de baixo vigor (lotes de sementes heterogêneos) resulta em maior competição intra-específica proporcionando menor capacidade competitiva às plantas originadas de sementes de baixo vigor, sendo estas dominadas pelas originadas de sementes de alto vigor, refletindo negativamente em produção por planta. (MONDO et al., 2012).

Opte por sementes certificadas e mantenha o padrão de qualidade da sua lavoura!


Conheça as nossas cultivares. Todas negociadas de maneira digital e segura através da nossa plataforma e-Mutuca, sem intermediários!


Referência: EMBRAPA

 

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.

Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

242 visualizações0 comentário
bottom of page