Sementes Salvas: você realmente se sente seguro?

Os componentes da produtividade na lavoura são muito variados e dinâmicos. Entre eles, podemos destacar: uma boa genética da planta; mais plantas produtivas por área; uma maior resposta de cada planta à aplicação de fertilizantes e defensivos e, consequentemente; a interação de todos esses fatores. Mas o bom desempenho das plantas depende de um fator fundamental: a qualidade das sementes utilizadas.

Primeiramente, entende-se por “semente de qualidade” aquela que possua qualidades: Sanitária (seja livre da infestação de patógenos e insetos praga), Genética (pureza varietal, sem a presença de indivíduos de outras espécies), Física (pureza, umidade, tamanho e PMS) e Fisiológica (germinação e vigor). Sementes ou estruturas de propagação com tais atributos permitem que as plantas se desenvolvam de maneira mais uniforme, formando um estande e população mais adequados à cultura. Ainda, sabe-se que plantas que emergem mais cedo exercem vantagem competitiva e, portanto, o fazem de maneira mais uniforme. Posteriormente, há uma maior taxa de crescimento e maior acúmulo de matéria seca, fatores que podem decidir o destino de sua produção em situações de estresse (profundidade de semeadura, assoreamentos, veranicos, pragas e doenças, frio, seca).

Por outro lado, sementes de baixa qualidade podem ter o efeito contrário. A utilização de sementes salvas não garante que essas serão livres de doenças e insetos, da mesma maneira que podem também conter misturas de outras cultivares. Ainda, sementes não certificadas podem ter sido mal armazenadas. Oscilações de temperatura e umidade frequentes reduzem drasticamente a percentual de germinação e vigor, fato que interfere diretamente na produtividade final. Desuniformidade no estande, infestações indesejadas de doenças, pragas e plantas invasoras, custo de tratos culturais ampliado e perda de rendimento são só alguns dos malefícios trazidos pela utilização de sementes não certificadas ou de origem desconhecida.

Portanto, avalie o real custo das sementes salvas. A segurança do potencial produtivo e de todo o investimento aplicado em sua área vai muito além do preço da semente. Certifique-se de que todo o seu trabalho esteja garantido, optando por um material certificado ou conforme.

Sementes salvas (baixa qualidade)


Sementes certificadas (alta qualidade)

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos. Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

0 visualização

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Tel: (43) 3557-2600

Cel: (43) 98438-9902