Preservação da mata nativa. Isso é agro!

As florestas exercem uma função essencial na biodiversidade/biologia da natureza, além de suas estruturas exercerem um papel importante sobre conservação de solo e água.


"O sistema radicular, associado à serrapilheira, atua absorvendo água das chuvas, conduzindo-a para as camadas inferiores do solo através da porosidade que se forma pela presença das raízes e pela dinâmica dos organismos vivos do solo, até chegar ao lençol freático, a partir do qual ocorre um reabastecimento gradual dos cursos d’agua.


Dessa maneira, a cobertura vegetal, especialmente as florestas, contribui de maneira decisiva na proteção dos solos, protegendo também as matas ciliares as quais são responsáveis pela manutenção da qualidade da água.


A manutenção da qualidade da água em microbacias agrícolas depende da presença da mata ciliar. Esse efeito benéfico é devido à absorção de nutrientes do escoamento subsuperficial pelo ecossistema ripário."

Ref: Mata Nativa


Durante anos, a flora nativa passou por um processo de seleção natural que resultou em espécies adaptadas e resistentes às mudanças climáticas de nossos biomas.


Vejamos alguns dos benefícios da mata nativa para a biodiversidade:


  • "Matas nativas absorvem o excesso de água das chuvas que escorrem pelo solo e evita que cheguem até rios, desta forma a água é devolvida à atmosfera pela transpiração das árvores, formando novas chuvas. Sem essa mata, a água das chuvas chegaria até os oceanos e dificilmente se tornaria chuva;

  • Florestas nativas também desempenham a função de absorver e filtrar água das chuvas que estejam contaminadas por fertilizantes ou defensivos que escoam do solo;

  • Pelo fato de se desenvolverem bem e estarem acostumadas com as condições de solo e de clima oferecidas, raramente árvores nativas são exterminadas por pragas;

  • Já em regiões íngremes e topos de morros, as matas nativas agem como obstáculo para altas velocidades das águas em períodos de chuvas e também evitam desmoronamentos e assoreamentos;

  • Ainda, através das árvores nativas, os agentes polinizadores conseguem trabalhar de forma mais intensa e proveitosa."

Ref: Ecooar


Em nossas áreas de reflorestamento, somos certificados pela FSC®, a qual tem a missão de difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica.


Tendo conhecimento de todas essas questões, nós da Sementes Mutuca prezamos pela sustentabilidade do negócio com uma visão 360º, e ressaltamos que a conservação ambiental também é um pilar muito importante. Preservamos quase 3.500 ha de mata nativa (Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente) e 490 ha de mata nativa livre de ônus. Ou seja, por vontade própria da empresa e seus gestores, preservamos muito além do necessário.


#sustentabilidade


8 visualizações

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Tel: (43) 3557-2600

Cel: (43) 98438-9902