top of page

Oídio na Soja! ⚪🌱

Antes de dar continuidade aos conteúdos sobre a soja, gostaríamos de lembrar que o nosso objetivo é compartilhar experiências e conteúdos que possam ser úteis a você, e que possam acrescentar algo sobre esta cultura. Entretanto, nós sabemos que a realidade das fazendas difere bastante de uma região para outra, então salientamos que tomamos como base a nossa região dos Campos Gerais.


Assim, após falarmos sobre o Manejo Integrado de Pragas, chegou a vez de falarmos sobre as principais Doenças da Soja que atingem os Campos Gerais | PR!

Oídio (Microsphaera diffusa)


Sintomas: Microsphaera diffusa é um parasita obrigatório que se desenvolve em toda a parte aérea da soja, como folhas, hastes, pecíolos e vagens. Apresenta uma fina cobertura esbranquiçada, constituída de micélio e esporos pulverulentos. Nas folhas, com o passar do tempo, a coloração branca do fungo muda para castanho-acinzentada e, em condições de infecção severa, pode causar seca e queda prematura das folhas.

A colonização das células da epiderme das hastes em condições severas e em cultivares muito suscetíveis impede a expansão do tecido cortical e causa o engrossamento do lenho, rachadura das hastes e cicatrizes superficiais. Sob condições severas, a doença também causa disseminação dos propágulos, que se dá facilmente pelo vento e a infecção pode ocorrer em qualquer estádio de desenvolvimento da planta. Porém, é mais visível por ocasião do início da floração. As plantas das bordas da lavoura, com um ambiente mais ventilado acabam por apresentar níveis mais altos de infecção. Quanto mais cedo iniciar a infecção, maior será o efeito da doença sobre o rendimento.

Condições de desenvolvimento: A infecção pode ocorrer em qualquer estádio de desenvolvimento da planta, porém, é mais comum durante o início da floração. Condições de baixa umidade relativa do ar e temperaturas amenas (18 °C a 24 °C) são favoráveis ao desenvolvimento do fungo.


Controle: O uso de cultivares resistentes é reconhecido como a prática de manejo mais eficiente para esta doença. Porém, diversas cultivares que eram resistentes tornaram-se suscetíveis, demonstrando a variabilidade do fungo. O controle químico deve ser utilizado até o estágio fenológico R6 em cultivares suscetíveis. Outra forma de evitar perdas por oídio é evitar a semeadura em épocas mais favoráveis à ocorrência da doença, tais como semeaduras tardias e cultivo sob irrigação no inverno. Adubação equilibrada também pode ser útil no manejo da doença.


Enxofre: O enxofre é um macronutriente aniônico secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas, assim como os demais nutrientes.

O enxofre atua em diversos sítios bioquímicos: Inibindo a respiração celular através de seus produtos de redução, como sulfito de hidrogênio, Interferindo na síntese de proteínas e forma quelatos com metais pesados na célula do fungo.

O enxofre é utilizado como fungicida no controle de doenças como o Oídio.


Principais funções do Enxofre:

  • Controle hormonal para o crescimento e diferenciação celular

  • Auxilia a planta na defesa contra pragas e doenças

  • Importante componente para as proteínas


Mecanismo de ação de fungicidas à base de enxofre:

Os fungicidas à base de enxofre são bem antigos e usados para o controle de diversas doenças.

O controle de Oídio na soja, com o uso de produtos que contém enxofre se dá devido a um efeito residual de contato que reduz a densidade de inóculo no início da epidemia, pois o enxofre inibe a germinação de conídios de fungos do grupo dos Oídios.

O controle de Oídio utilizando enxofre na cultura da soja, é eficiente quando as aplicações são preventivas com intervalos de 10 a 15 dias entre elas.


Depoimento do Arculano, Coordenador de Campo aqui na Sementes Mutuca:

"Referente ao Oídio na soja, depende da época de plantio e da cultivar, na soja é mais tranquilo do que no trigo. Se for uma cultivar mais suscetível fazemos uma aplicação de fungicidas recomendados, que limpam bem e depois vai de carona com os outros produtos que são aplicados."

Referências:

- Agrolink

- Embrapa

 

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.

Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

855 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page