top of page

Mofo Branco na Soja

Mofo branco ou Podridão branca (Sclerotinia sclerotiorum)

Sintomas

Manchas aquosas que evoluem para coloração castanho-clara e logo desenvolvem abundante formação de micélio branco e denso. O fungo é capaz de infectar qualquer parte da planta, porém as infecções iniciam-se com frequência a partir das pétalas caídas nas axilas das folhas e dos ramos laterais. Ocasionalmente, nas folhas, podem ser observados sintomas de murcha e seca. Em poucos dias, o micélio transforma-se em massa negra e rígida, o escleródio, que é a forma de resistência do fungo. Os esclerócios variam em tamanho, e podem ser formados tanto na superfície quanto no interior da haste e das vagens infectadas. Esta doença pode causar grandes reduções no rendimento da cultura.

Condições de desenvolvimento

A fase mais vulnerável da planta vai do estádio da floração plena ao início da formação das vagens. Alta umidade relativa do ar, baixa luminosidade e temperaturas amenas favorecem o desenvolvimento da doença. Esclerócios caídos ao solo, sob alta umidade e temperaturas entre 10 °C e 21 °C, germinam e desenvolvem apotécios na superfície do solo. Estes produzem ascosporos que são liberados ao ar e são responsáveis pela infecção das plantas. A transmissão por semente pode ocorrer tanto por meio do micélio dormente (interno) quanto de esclerócios misturados às sementes. Uma vez introduzido na área, o patógeno é de difícil erradicação.

Existem diversas práticas para Prevenção do Mofo Branco, são elas:

1. Uso de sementes certificadas, como as da Sementes Mutuca;

2. Conhecer a procedência da semente;

3. Incremento de micro-organismos no solo;

4. Uso de fungicidas em tratamento de sementes Industrial (TSI) e parte aérea, registrados para a cultura;

5. Sempre reforçamos a importância do acompanhamento de um Engenheiro Agrônomo ou técnico para que se tenha uma recomendação eficiente e um manejo adequado para a sua realidade;

6. Realizar o plantio de trigo e, em seguida, colhê-lo bem baixo para que possa formar uma boa cobertura de palha.

Controle

Em áreas de ocorrência da doença, é necessário associar várias estratégias: semeadura direta sobre palhada de gramínea, fazer a rotação/sucessão de soja com espécies resistentes como milho, sorgo, milheto, aveia branca ou trigo; eliminar as plantas hospedeiras do fungo; fazer adubação adequada; aumentar o espaçamento entre linhas, reduzindo a população ao mínimo recomendado.

A aplicação de fungicidas foliares, como o Trichoderma harzianum*, com tecnologias de aplicação, como o Kit Alvo® (que molha o baixeiro)  é uma das principais medidas de controle da doença, e deve ser adotada para proteger as plantas da infecção pelo patógeno no período de maior vulnerabilidade da soja, que compreende o início da floração ou fechamento das entrelinhas até o início de formação de vagens (Meyer et al., 2017). Portanto, o melhor momento para a aplicação do Trichoderma é da dessecação até, no máximo, o estádio V4. Preferencialmente, recomenda-se que seja aplicado direto na palhada seca, tendo como alvo os escleródios presentes no solo.

*O controle biológico com aplicação de Trichoderma harzianum pode reduzir em 62,5% o número de escleródios viáveis (Menendez & Godeas, 1998)

Os fungicidas mais eficientes no controle de mofo branco em soja estão distribuídos em diferentes grupos relacionados ao modo de ação sobre a S. sclerotiorum. Procimidona é uma dicarboxamida que atua na transdução do sinal osmótico. Fluazinam é um inibidor da fosforilação oxidativa, atuando sobre a respiração do patógeno. Fluopyram e boscalida pertencem ao grupo dos inibidores de succinato desidrogenase (ISDH), que atuam na fase II da respiração do fungo e, dimoxistrobina pertence ao grupo dos inibidores da quinona externa (IQe), inibindo a fase III da respiração do patógeno.


Referências:

- EMBRAPA - Manual de Doenças (PDF).

- Ensaio EMBRAPA

Foto:

- Josefa Neiane Goulart Batista

- Sidney Hideo Fujivara

 

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.

Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page