top of page

Helicoverpa - Lagartas da Soja

Dando continuidade ao tema Manejo Integrado de Pragas na Soja, uma das pragas que não podemos deixar de mencionar é a lagarta Helicoverpa spp🐛. Conteúdo técnico com dicas profissionais? É para já! Começamos esta série especial com uma velha conhecida:


Helicoverpa spp.:

É considerada uma praga polífaga, ou seja, se alimenta de várias culturas. Portanto, são mais difíceis de serem controladas, já que é abundante a oferta de alimentos durante todo o ano. Particularmente, é uma lagarta destruidora de vagens. Quando o ataque ocorre ainda no início do desenvolvimento da planta, a Helicoverpa é frequentemente encontrada escondida nos folíolos que não estão totalmente abertos. Esse comportamento é diferente quando o ataque ocorre em plantas já mais desenvolvidas. Na ausência das vagens, por exemplo, quando o surto ocorre na fase vegetativa e de florescimento (R1 e R2), ela assume o hábito de praga desfolhadora. O nível de desfolha da soja pela praga é o mesmo considerado para outros insetos desfolhadores. Esta praga não costuma aparecer de maneira generalizada, pois suas infestações costumam ocorrer em focos localizados, o que justifica a amostragem. É uma praga mais tolerante aos inseticidas do que a lagarta-da-soja e a lagarta falsa-medideira. Esta é a razão de freqüentes casos de insucesso no combate. Portanto, é fundamental o diagnóstico precoce desta praga na área afetada a fim de evitar confusão na identificação, bem como evitar o controle de lagartas de tamanho grande, que são mais difíceis de ser controladas.


Identificação: Sua coloração é muito variável, podendo apresentar predominância de verdes, com tonalidades amarelada ou rosada ou predominância da cor preta.

Danos: flor, fruto/vagem, estruturas reprodutivas e pontos de crescimento. Os estágios imaturos atacam em todos os estádios de desenvolvimento da soja, danificando diversas estruturas. Alimentam-se também de folhas e hastes, com preferência por tecido vegetal mais tenro.

Controle: Realizar o Manejo Integrado de Pragas e utilizar inseticidas biológicos e químicos, seletivos aos inimigos naturais.


A Helicoverpa em condições de campo: é muito difícil diferenciar a Helicoverpa armigera da Helicoverpa zea ou até mesmo da Heliothis virescens - também insetos-praga que ocorrem na soja e podem estar sendo confundidos com H. armigera. Apenas testes laboratoriais têm condições de confirmar a identidade desta espécie.


Arculano, mito e Coordenador de Campo da Sementes Mutuca, comenta: “para o  controle da Helicoverpa utilizamos um inseticida de contato e ingestão (Antranilamida e Flubendiamida). Mas cuidado: se, ao fazer a batida de pano durante o estádio reprodutivo, forem encontrados dois indivíduos da Helicoverpa, seu controle já está condenado. Porque se ela já atingiu a vagem, não tem mais como controlar. Portanto, reforce no MANEJO PREVENTIVO!


Referências:

 

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.

Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page