top of page

Biológicos no TRIGO! 🌾🚀




Fala galera, beleza? Estamos aqui hoje, mais uma vez em parceria com a Biotrop, pra contar um pouco do nosso último ensaio com biológicos. Dessa vez, a gente avaliou como a cultura do TRIGO se comporta com a ajuda de alguns microrganismos.


Mas antes de revelarmos os números chocantes que o trigão alcançou, queria que você começasse falando sobre a ação dos biológicos nas culturas de inverno, e como a utilização dos biológicos em um sistema de rotação promove a saúde do solo.


Boa, Zé, vamos lá... A BIOTROP produz microorganismos específicos e extremamente benéficos para uso em gramíneas, que podem disponibilizar cerca de 30 a 40 kg/N por ha. Isso se traduz em economia no bolso do produtor, além de favorecer o desenvolvimento das raízes e parte aérea, através da disponibilização de fito-hormônios.

O uso desses microrganismos em culturas de inverno (como bactérias do gênero Bacillus, Pseudomona e Azospirillum) trazem várias vantagens, pois agregam à microbiota do solo, tornando-o mais equilibrado, diminuindo a pressão de patógenos e melhorando a disponibilidade de nutrientes.


Muito massa, Jefferson! De fato, as análises de solo e tecido foliar que a gente tem tirado até das áreas comerciais têm mostrado exatamente isso. Um solo mais rico em termos de atividade biológica e plantas mais equilibradas quando a gente fala de nutrição. Mas para contextualizar, o que rolou aqui foi o seguinte:


  • A semeadura foi realizada no dia 23 de Julho de 2021 com dois tratamentos, em um lado a lado - Biológico com acc max e fertility e Testemunha no talhão 2B da Mutuca, em cima da palha milho safrinha;

  • A área total do ensaio foi de 1.800 m² para cada tratamento: duas passadas de 15 linhas com espaçamento de 30 cm;

  • A cultivar semeada foi o ORS Madrepérola, com população de 280 mil plantas/ha;

  • Na semeadura, foi realizada co-inoculação no sulco com os biológicos, como já é feito aqui em 100% da nossa área comercial;


Mas vamos aos RESULTADOS para ficar mais claro:

A gente colheu o ORS Madrepérola no dia 23 de Novembro, foram 120 dias de ciclo, as parcelas não acamaram pela época de semeadura e pelo uso de redutor, e a época da colheita foi bem seca. Então deu pra ver bem o potencial dos dois tratamentos.


O resultado final foi - Testemunha: 5650 Kg/ha, e o Tratamento Biotrop: 6075 kg/ha. Um belo aumento de 7 sc/ha!


Ééé, seu Jefferson, agora não restam dúvidas. Mais um golaço pros biológicos que se mostraram um aliado importante também no inverno.


Mas agora, conta pra nós - qualé a mágica que os bioinsumos fizeram para chegar nesse resultado?


Cada bactéria tem sua magia, Zé

A BIOTROP, em parceria com instituições de pesquisa, tem realizado diversos trabalhos na cultura do trigo e o Azospirillum brasilense. Como um dos principais ingredientes no Accelerate Fertility, ele ajuda a planta na produção fitohormônios que promovem um maior desenvolvimento do sistema radicular. Consequentemente, aumento de absorção de água e nutrientes, maior resistência a estresses como salinidade e seca, além de resultar em plantas mais vigorosas e produtivas. O inoculante também facilita a fixação de nitrogênio da atmosfera, suprindo parcialmente as necessidades de N das plantas.


Além da pseudomonas que auxilia na biodisponibilidade de nutrientes e os bacillus no manejo biológico.


Irado, Jefferson. Essas nossas últimas experiências têm sido muito maneiras pra levantar essa bola sobre a importância de ter um sistema solo-planta ativo e bem equilibrado, e que o uso dos biológicos traz, sim, resultados muito positivos se utilizados da maneira correta.


Bom demais! E é isso aí, galera, a gente agradece mais uma vez a participação de vocês e fiquem ligados nos próximos conteúdos que vem coisa bem boa por aí! Se curtiu, compartilha esse vídeo com quem também vai curtir e ajuda a gente dando aquele like bruto aqui embaixo. Valeu? Aquele abraço!


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page