Aveia Preta 2 - Sistema de Produção de Grãos - Cobertura Vegetal

A semeadura de aveia preta integra o planejamento de rotação de culturas no sistema de produção de grãos da Sementes Mutuca e tem a finalidade de produção de restos culturais (palhada). A presença de cobertura vegetal (palhada) no solo contribui para aumento da fertilidade biológica (aumento da atividade microbiana), aumento dos poros existentes no solo (armazenamento de água e ar) e ciclagem de nutrientes entre outros benefícios.

Apresentamos aqui um breve comentário sobre a produção de fitomassa (palhada) e ciclagem de nutrientes em ambiente de produção da Sementes Mutuca.

Neste ano agrícola (2017), a produção de fitomassa foi de 10.730 kg ha-1. As quantidades de nutrientes acumulados (kg ha-1/ g ha-1) pela parte aérea (colmo, folhas e panículas) no momento anterior à dessecação (início do florescimento) estão apresentados nos gráficos abaixo:


A dessecação da aveia preta é realizada no início do florescimento, portando a relação Carbono/Nitrogênio dos restos culturais é baixa, disponibilizando uma boa parte dos 99 kg ha-1 acumulados de nitrogênio para a cultura subsequente. O total de fósforo acumulado (37 kg ha-1 P2O5) e de potássio (327 kg ha-1 K2O) demonstra a excelente capacidade de ciclagem, destes e outros nutrientes, que a cultura de aveia preta proporciona. Já o nutriente manganês, com 751 g ha-1 extraídos, revela a alta capacidade de ciclagem deste nutriente pela cultura da aveia preta, em função da baixa disponibilidade deste nutriente nos solos cultivados na Sementes Mutuca.


Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos. Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

9 visualizações0 comentário

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Tel: (43) 3557-2600

Cel: (43) 98438-9902