Resultados da aplicação de Boro na SOJA

Como continuação do estudo da funcionalidade deste nutriente tão importante e como complemento da nossa última postagem sobre a aplicação de Boro no Milho, fazemos aqui a publicação dos resultados da aplicação do Boro na cultura da Soja na Sementes Mutuca. Assim como o ensaio anterior, foram 7 tratamentos com 3 repetições de cada, de uma cultivar de soja precoce. Plantados no dia 02/12/2016, todos receberam tratamento de controle (fungicidas, inseticidas e herbicidas) idênticos. Seguem os tratamentos com os estádios fenológicos em que o Boro foi aplicado, assim como a quantidade final do elemento em cada um deles.



Em 04/04/2017 colhemos o experimento e avaliamos os resultados. As variáveis analisadas foram: massa de grãos e rendimento de grãos. Para simplificar as informações, demonstramos aqui somente os resultados de produtividade. Foram os seguintes:



Conclusões:

a) Pode-se observar claramente ganhos de rendimento de grãos superiores a 1.000 kg.ha-1 com a aplicação de Boro nos estágios foliares.

b) O resultado das aplicações parceladas do nutriente Boro (estágios fenológicos V3 – V5 – R1 – R3 – R5.1) na folha, demonstrou ser superior à aplicação do Boro diretamente no solo, independentemente da fonte de tratamento utilizada.

c) A quantidade total de B não é indicativo ou diretamente proporcional ao rendimento de grãos. Isto porque o tratamento Padrão Mutuca – 0,9367 kg.ha-1 – fez uso da maior quantidade total de Boro, mas mesmo assim não mostrou ser o mais eficiente (assim como no resultado do nosso ensaio da aplicação de Boro no Milho já publicado).


O Corpo Técnico da Sementes Mutuca fica aberto à questionamentos, dúvidas e quaisquer necessidades! Entre em contato conosco e ficaremos felizes em compartilhar um pouco mais do nosso estudo!

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos. Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

14 visualizações

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Tel: (43) 3557-2600

Cel: (43) 98438-9902