Anticarsia est√° comendo a sua soja? ūüźõ

Seguindo com linha de raciocínio sobre as Lagartas da Soja, depois da Falsa Medideira, falamos agora sobre a:

Anticarsia:

Faminta também por feijão, cana, milho e várias outras culturas, a Anticarsia gemmatalis é uma espécie tropical. Quando semtem-se ameaçadas, expelem uma secreção que forma um fio fino, por meio do qual elas saltam e se penduram longe dos predadores. O adulto é uma mariposa de coloração pardo-acinzentada. Durante o dia, estas mariposas podem ser encontradas em locais sombreados na base das plantas. Os ovos, de coloração branca, são colocados de forma isolada na página inferior das folhas.


Identifica√ß√£o: A lagarta pequena (at√© 10 mm) geralmente apresenta cor verde e possui quatro pares de propernas no abd√īmen, duas delas vestigiais. As lagartas maiores do que 15 mm podem ser encontradas tanto nas formas verdes como escuras e apresentam tr√™s linhas longitudinais brancas no dorso e quatro pares de propernas abdominais, al√©m de um terminal.¬†Em condi√ß√Ķes de altas infesta√ß√Ķes ou escassez de alimento torna-se escura. Sua ocorr√™ncia √© maior entre novembro e mar√ßo, e seu pico populacional d√°-se em janeiro e fevereiro, conforme a regi√£o. O seu ciclo biol√≥gico total √© de 33 a 34 dias e podem ocorrer quatro a seis gera√ß√Ķes anuais. O adulto faz sua postura no final da tarde e √† noite na parte inferior das folhas e tem colora√ß√£o verde-clara.


Danos: A desfolha causada pela lagarta-da-soja pode chegar a 100% se não controlada a tempo. As lagartas mais jovens raspam as folhas, causando pequenas manchas claras. As mais velhas destroem completamente as folhas, podendo causar danos também às folhas.

Controle: Devem ser controladas quando forem encontradas, me m√©dia, 40 lagartas grandes (>1,5 cm) por pano-de-batida (duas fileiras de plantas), ou com menor n√ļmero se a desfolha atingir 30%, antes da flora√ß√£o, e 15% t√£o logo apare√ßam as primeiras flores. Para controle com Baculov√≠rus, considerar como limites m√°ximos 40 lagartas pequenas (no fio) ou 30 lagartas pequenas e 10 lagartas grandes por pano-de-batida. Em condi√ß√£o de seca prolongada e com plantas menores de 50 cm de altura, reduzir esses n√≠veis para a metade, para aplica√ß√£o de Baculov√≠rus anticarsia.

Arculano, mito e coordenador de campo, comenta: "Para a Anticarsia e a Spodoptera são utilizados os mesmos produtos da Helicoverpa, assim vão mais de carona, pois são mais fáceis de serem controladas".



Anticarsia - Lagartas da Soja

Referências:

https://blog.aegro.com.br/controle-biologico-da-lagarta-da-soja/

http://www.fmcagricola.com.br:8080/Conteudo/publicacoes/arquivos/Pragas-da-Soja.pdf

https://www.agrolink.com.br/problemas

http://www.defesavegetal.net

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos. Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

5 visualiza√ß√Ķes

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

Tel: (43) 3557-2600

‚Äč

Cel: (43) 98438-9902